INSTRUMENTOS MÁGICOS

ATHAME –  Representa o elemento Ar, relacionado ao Leste. Com ele normalmente se traça o Círculo Mágico, invoca os Guardiões dos Quadrantes e Elementos. Traça os símbolos nas velas, no solo ou no ar, assim como direcionas energia e corta negatividades. 

BASTÃO – Representa o elemento Fogo. É um instrumento de invocação. Pode-se traçar o Círculo Mágico, usa para desenhar símbolos mágicos no chão e direcionar energia. Invoca-se com ele o elemento do fogo. Seu ponto cardeal é o Norte. Pode ser feito com galho de árvore, metal ou outros instrumentos naturais. 

TAÇA – ou Cálice: Representa os elementos Água, o princípio feminino. E usado na consagração da água e do vinho. É o receptáculo de todos os desejos. Seu ponto cardeal e o Oeste. 

CALDEIRÃO – Elemento água. Representa o ventre, a energia criadora, a feminilidade e fertilidade. E utilizado para fazer poções, preparar banhos mágicos e infusões. Assim como a taça também e usado como instrumento de adivinhação.  O Caldeirão representa os conceitos de reencarnação e os ciclos de nascimento, morte e renascimento.

VASSOURA – É um forte símbolo do voo das bruxas!  É utilizada para limpeza energética e espiritual. Novas moradias são purificadas e consagradas com ela. A vassoura traz o princípio masculino e feminino juntos (piaçava / cabo) por isso também é utilizada em Casamentos Pagãos. Como em outros instrumentos, pode ter símbolos ou textos mágicos gravados no cabo.

BOLLINE – faca com cabo branco, utilizado para colher ervas, construir talismãs e amuletos mágicos. 

STANG – é um tipo de cajado utilizado por bruxos ou bruxas mais experientes ou maduros em idade. Com este nome é conhecimento na bruxaria tradicional, e tem a forma de forquilha (2 galhos ou chifres no topo) e está relacionado à força do Deus. Cada vertente tem sua forma de uso, é evocador das forças divinas e por vezes se utiliza uma vela entre as duas pontas.

ROUPA: São elementos mágicos e contribuiem psiquicamente para o ritual ou magia. Alguns utilizam mantos, túnicas, joias, batas, vestidos, capas, etc. 

CRÂNIOS – Algumas práticas de bruxaria utilizam crânios de animais ou mesmo possas falecidas da família para representar a força ancestral ou mesmo para representar a compreensão de que somos mais do que físico. São mantidos em altares.

PENTÁCULO – A estrela de 5 pontas dentro do círculo. O pentagrama (4 pontas são elementos e a ponta de cima o éter, o espírito) dentro do círculo é o pentáculo das bruxas, que representa nosso microcosmo (o eu físico que é consciente do ser espiritual que é) protegido pelas forças superiores divinas representado pelo círculo (forma perfeita e que representa o infinito).